Gabinete de Prevenção da Indisciplina

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Notícias
Notícias


Prevenção simprosa versus disciplina promissa

O 1º período lectivo 2015-2016 registou os melhores ratios de (in)disciplina desde que foram registados os comportamentos discentes nos últimos 7 anos; a aposta para este período de calendarização escolar foi claramente a melhoria das atitudes já registadas no ano anterior, com especial atenção para os 5º anos.

O esforço da direcção do Agrupamento (em reuniões com a CPCJ, o grupo de integração de alunos, dos coordenadores de turma do 2º e 3º ciclos e o GPI) foi direccionada no sentido da Prevenção quer da Indisciplina, quer do incremento da assiduidade às aulas. O Acompanhamento Tutorial encontrou todavia resistências naturais junto dos alunos sinalizados, tendo por vezes beneficiado da preciosa colaboração dos serviços de psicologia e orientação

Os resultados foram na globalidade bem positivos, como está patente no relatório do 1º período.



 

Avaliação externa

No seu relatório sobre a avaliação externa das escolas e na sequência da visita efectuada entre 24 e 27 de março de 2014, a equipa de avaliação da inspecção~Geral da educação e Ciência reconheceu o contributo deste gabinete no enquadramento dos resultados sociais destacando que “o combate à indisciplina e à violência é um dos objectivos prioritários do Agrupamento. O número de ocorrências e de alunos envolvidos tem vindo a diminuir, fruto de várias medidas implementadas, nomeadamente: o Gabinete de Prevenção da Indisciplina, que atua na mediação de conflitos, apoiando os directores de turma e os professores tutores; a constituição da Equipa de Integração, que visa garantir a pontualidade, a assiduidade, bem como o cumprimento de regras de convivência; as tutorias e o acompanhamento e apoio dos serviços de psicologia e orientação. Os casos mais problemáticos estão identificados e controlados.

Se o ano escolar 2013|2014 registou um progresso em termos de melhoria disciplinar (cf. relatório GPI 2014), o propósito para o novo ano é de melhorar o acompanhamento tutorial feito junto dos alunos do 2º ciclo por serem os mais problemáticos. A monitorização disciplinar far-se-á a par das prestações académicas



 

Melhorar a pontualidade... ser mais responsável!

"A pontualidade, [...] mais do que uma problemática na perspectiva de produtividade, é uma problemática social que constitui um obstáculo ao funcionamento regular das organizações. (...)
"Desde o início de escolaridade é necessário que “Ser Pontual” seja um objectivo formativo. Nomeadamente, muitos dos vícios da falta de pontualidade, é adquirido durante o período formativo de nível superior. É, normalmente, aceite a falta de pontualidade dos alunos permitindo que participem na aula e, pior do que isso, é tradicional que muitos dos professores cheguem atrasados à aula que vão ministrar."1
É neste contexto e no sentido de melhorar resultados menos bons verificados no ano lectivo anterior - sobretudo a nível do 2º ciclo - que foi instituida a "sala de Acompanhamento de alunos" e a "Equipa de Integração". O objectivo era óbvio: melhorar a pontualidade nos discentes e combater a falta de assiduidade junto dos alunos que, mesmo frequentando o espaço escolar, não assistiam às aulas.
Se os resultados foram benéficos para alguns, verificou-se um comportamento displicente em grupos sinalizados; cultivar aqui a disciplina e a organização revelou-se difícil face a atitudes sociais que não abonam para quem se esforça quotidianamente por melhores resultados pedagógicos.
Quando a escola apostou na melhoria desta pontualidade, sabe perfeitamente por que o fez; é que"a disciplina não se promove. Impõe-se." 1 É também o contributo que se espera dos excelentíssimos Encarregados de Educação que têm certamente, neste campo, uma forte palavra a dizer!

1 - Bennett, Clive e Borges, Rui, Pontualidade em Portugal - pessoas e organização, in  ww.clive-bennett.com/Docs/Estudo_AdCapita-AESE_Pontualidade.pdf de 15 de dezembro de 2012.

 



gpi_logo_s.jpg

 

Em linha

Temos 2 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje57
mod_vvisit_counterOntem77
mod_vvisit_counterNeste mês1543
mod_vvisit_counterMês anterior2091
mod_vvisit_counterDesde 14-05-10306231